Coordenador : Rosa Malena de Araújo Carvalho
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389745.2199.48680.21022023
Departamento/Setor: GEF
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Professores e Professoras Licenciados, inseridos/as nas Redes Públicas Municipais e Estadual, atuantes na EJA; Gestores da Educação Básica (Redes Públicas Municipais e Estadual, também atuantes na EJA). Trinta por cento (30%) das vagas estarão destinadas aos graduandos e graduandas de diferentes cursos de Licenciaturas, interessados na temática.
Objetivo
Considerando os impactos sociais de uma formação inicial e continuada, o Curso de extensão: Corporeidades, práticas corporais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem os seguintes objetivos: Gerais: - Colaborar para a consolidação da EJA como Modalidade da Educação Básica, a qual é oferta para uma parcela da população historicamente excluída dos bens socialmente produzidos; - Contribuir na formação inicial de diferentes graduandos, aproximando os jovens professores e professoras das discussões específicas da corporeidade e, especialmente, da EJA; - Contribuir para a formação permanente dos professores da Educação Básica, favorecendo a problematização, o planejamento e os registros na organização das práticas pedagógicas; - Impactar as políticas públicas educacionais pelos estudos das relações entre o corpo e as práticas corporais na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Específicos: - Difundir a organização das práticas corporais, no interior das escolas, pelo olhar da cultura corporal, forma de organização do trabalho docente que prioriza as diferentes formas de aprender e realizar movimentos corporais; - Identificar o corpo e as práticas corporais como produções sociais e, por isso, podem contribuir para a criação e desenvolvimento do trabalho docente; - Criar, junto com os Cursistas, propostas e materiais pedagógicos que contribuam com a inserção da corporeidade na Modalidade.
Resumo
O acesso e permanência à escola, para todos, ainda não se consolidou no Brasil. Junto com isso, práticas corporais e elementos curriculares que colocam o corpo em evidência - como a educação física - são negados ou com oferecimento restrito. O que impossibilita estudo das questões contemporâneas que exigem diferentes saberes; assim como dificulta a inclusão dos alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com suas especificidades e repertórios de conhecimentos, que trazem para as escolas, como adultos e trabalhadores. Muitos naturalizam as condições que marcam os sujeitos da EJA, os colocando como culpados por sua baixa escolarização e negando a formação, no Brasil, de uma população filha de escravos de ontem. Destacando que 10% da população brasileira é analfabeta, reconhecemos o papel das Universidades para que esses jovens e adultos tenham direito aos estudos e que, ao exercê-lo, acompanhado de deveres que o estudar carrega, suspenda as previsibilidades que determinam seu futuro. Ideia que requer reforços na formação docente (para essa Modalidade) e, ao mesmo tempo, pode causar diferentes impactos sociais: pela história da EJA reconhecer uma dívida social com parte da população; por identificar que o tempo e o lugar para estudar também é formação humana; por poder quebrar a previsibilidade que coloca muitos jovens em situações de riscos). Articulando com ensino, pesquisa e duas instituições, esse Curso de extensão coloca o corpo e as práticas corporais como parte da formação, pelo universo da cultura corporal e, de forma interdisciplinar.